Conduzimos um Sprint Design voltado para a reestruturação das oficinas pedagógicas. Nosso objetivo foi auxiliar a equipe gestora a desenvolver um plano estratégico que integrasse práticas de literacia e numeracia de forma significativa e intencional. Durante quatro dias de atividades intensivas, facilitamos sessões de diagnóstico, criação de objetivos de longo prazo, e prototipagem de soluções não serializadas, alinhadas com a missão do instituto. Essa metodologia garantiu um planejamento pedagógico claro, mensurável e alinhado às necessidades dos estudantes.
Desenvolvemos um painel estratégico para o monitoramento contínuo das matrículas. Projetado para fornecer uma visão detalhada e em tempo real dos dados, o painel auxiliou na previsibilidade de evasão escolar e rematrículas, ao mapear estudantes e suas famílias por perfis específicos. Através de métricas personalizadas e de fácil visualização, o painel possibilita à equipe gestora identificar rapidamente tendências de comportamento e fatores de risco, permitindo uma atuação proativa para melhorar a retenção e o engajamento dos alunos.
Participamos na cocriação de um framework de Hackathon escolar, direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio. E realizamos o design do produto educacional que incorpora Pensamento Computacional como competência central, promovendo habilidades de resolução de problemas, criatividade e colaboração.
Implementamos a metodologia Scrum como uma abordagem ágil para organizar e aprimorar os projetos das diretorias das unidades escolares. Em um trabalho colaborativo, capacitamos as equipes para a aplicação do Scrum em suas rotinas, definindo papéis, etapas e metas claras para cada ciclo. Durante o processo, os participantes desenvolveram habilidades para realizar sprints e revisar continuamente o progresso dos projetos, promovendo uma execução eficiente e adaptativa das iniciativas de gestão escolar e pedagógica.